A PRÁTICA DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA
Após 10 anos da conclusão da minha graduação em Letras, pela PUCRS, com alguma prática docente e muitas angústias enquanto professora de língua portuguesa, ingressei no curso de Especialização em Letras e Linguagens da UNIPAMPA. Depois de tanto tempo afastada do universo acadêmico, a adaptação à nova realidade como estudante foi um desafio.
É surpreendente a maneira como os estudos acerca da língua avançaram nesta última década. Pensar o ensino de língua portuguesa atualmente vai além da mera reflexão sobre a estrutura linguística. Reconhecer o aluno como sujeito/agente do discurso, sua interação com o meio social através do desenvolvimento da linguagem, as variações linguísticas, as situações de letramento em que o aluno está inserido, o papel da leitura, tanto literária quanto de variados gêneros textuais, a combinação das novas tecnologias aliadas ao ensino da língua, são alguns dos temas que ampliaram os horizontes de pesquisas na área e agora precisam de profissionais habilitados que tornem esses estudos uma prática efetiva em sala de aula.
Vislumbro a reformulação do ensino do português: conciliando tudo que já se aplicou e se obteve resultados satisfatórios com a realidade iminente, dialogando com os estudos que apontam para as adaptações possíveis numa perspectiva funcional, cultural e atual.
Por isso acredito na suma importância da busca pelo conhecimento através da formação continuada. As boas intenções, apesar de necessárias, não são suficientes para a eficiência da prática pedagógica, fazendo com que a atualização seja um fator determinante para o sucesso do ensino da língua materna, assim como da língua estrangeira e da literatura.
Hoje, tenho ainda mais anseios do que no início do curso, mas também acredito possuir muito mais ferramentas para auxiliar meus alunos no processo de aprendizagem da língua portuguesa.
Vai com tudo amigaaaaa!!! :)
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